terça-feira, 2 de junho de 2009

Caiporas do mundo: Uni-vos


Recebi um mail perguntando: Você quer ser feliz ou ter razão? Puxa, eu quero ser feliz, embora não acredite muito que isso seja possivel uma vez que este estado de espírito não seja indelével. Parece bastar para a felicidade (nestes casos), calar-se e não insistir numa batalha por ter razão. De fato, querer provar seu ponto parece bem ser o caminho para a infelicidade. Convenhamos entretanto que tem osso que é difícil de roer e muitas vezes parecem entravar nossa razão e engatilhar um protesto, mas opto por me calar novamente porque não quero ser infeliz, não por motivo tão ínfimo como estar certo.


.

8 comentários:

sueli aduan disse...

Essa obrigação de ser feliz o tempo todo (como se isso fosse posível é um horror.
como cantou mestre Vinicius:
"é melhor ser alegre que ser triste a alegria é a melhor coisa que existe é assim como a luz no coração, mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza senão não se faz um samba não.
a menos que o samba não seja a questão e só a razão, dai....

CajadOmatic disse...

Obrigação de ser Feliz? bom, eu não me sinto obrigado a isso, é uma preferencia. A melancolia não se anuncia antes de entrar, simplesmente se instala. A Felicidade no entanto é fugidia, insiste em se esconder em muitos momentos de nossa existencia.

Pro Vinicius felicidade era fazer samba, mesmo que isso demandasse ser triste. Como detesto samba, passo sem mais esta necessidade, sem este momento de tristeza.

Vejo felicidade como momento, não como estado. Procuro colecionar estes momentos e intercala-los nos instantes que vivo.

sueli aduan disse...

Sérgio:
eu me referi ao e-mail que vc recebeu(da escolha feliz/razão),
imagino mesmo que vc não se sinta obrigado a ser feliz, senão não teria toda essa sensibilidade que apareça tão claramente em seus trabalhos...eu tb não curto samba (e não é como dizem: pre-conceito, talvez pós),mas esse do Vinicus e alguns outros sim.
Gostei e vou usar:"colecionar momentos.."
abs

CajadOmatic disse...

ah ok, Sueli agora entendi :o), alias é um mail interessante, permita-me transcreve-lo aqui para vc:

SER FELIZ OU TER RAZÃO ?

Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem.

Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.

Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais,teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA:

Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: 'Quero ser feliz ou ter razão?'

Outro pensamento parecido, diz o seguinte: 'Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam. Eu já decidi... EU QUERO SER FELIZ e você?

sueli aduan disse...

Sérgio:
valeu!!! brigadão
abs

Ana disse...

eita lasqueira!!!!!!!

ser feliz!!!!
ser ou não ser eis a merda da questão!!!!!

e dá pra ser feliz??????
tudo é tão doido e tão dificil e tão complexo.....

sei lá...acho q concordo...melhor estar errado e ser FELIZ...

Ana disse...

ahahha esqueci......

faz tempo que não leio CAIPORA....

como gosto dessas palavrinhas populares hahahhahahhahahah

isso é Brasil uma diversidade absurda.....

q amo.

CajadOmatic disse...

Caipora, nao resisti hahahah, tem um monte alias, direto dos livros do monteiro lobato que meu avô me lia qdo era pequeno. Boi Tata, currupira, saci pererê, é mesmo o maximo, nao é mesmo?