sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Deus não disse nada

Deus não pensa. Não vai no banheiro nem tem dor de dente. Ora que pretensão achar que o ser supremo criador de todos os universos age como um de nós, micróbios perdidos no infinito. Não, ele não almoça ao meio dia, não tem preferências por pretos, brancos, amarelos, judeus, cristãos ou muçulmanos. Sim somos iguais a ele (assim como um grão de areia é igual a uma praia) mas ele não é igual a nós. E nem precisa escrever Deus com maiúscula porque ele não está nem aí pra nossa ortografia.

Deus não liga, não se incomoda. Quem foi que disse que o viu ou conversou com ele? Seja la quem for, o hipócrita mentiu. Nem o logos planetário teve esta oportunidade. Nem mesmo um entrevistinha rapida, um email ou um sms. Não, definitivamente não, ora que bobagem! Demora 4 anos pra ir de foguete até marte que é aí do lado. Demora 12 anos pra ir até Jupiter. Imagine quanto demoraria pra ir até plutão onde o sol parece uma lanterninha de pilha fraca. Todo o sistema solar é uma titica num dos galhinhos da Via Lactea. Se formos um pouquinho para tras veriamos como este pelinho de nossa galaxia contem milhares de sistemas solares. Estamos a 26.000 anos luz do centro dela. Vai demorar para termos a tecnologia para ir até lá tomar um café.

Alfa Centauri é a galaxia mais proxima a nossa Via Lactea e está proporcionalmente a seu tamanho um milhão de vezes mais longe. Se conseguissemos ir ainda mais para tras veriamos como existem trilhões de outras galaxias em distancias absolutamente inimaginaveis. Esta seria a imagem deste quadrante de nosso universo. Se fossemos mais para tras ainda veriamos que este quadrante com trilhões de galaxias é apenas um pontinho perdido no universo... que está sempre em expansão.

Deus criou tudo isso. Deve ter levando um tempão. So para o nosso planeta foram mais de 100 milhões de anos. Imagine para o sistema solar ou para Via Lactea ou para uma Nebulosa, um Cluster. Não da pra pensar que Deus ia ter tempo de ouvir as súplicas de um menino de 10 anos que não fez o dever de casa e está com medo da professora de matemática. Nem mesmo as do Santo Papa.

Um buraco negro de um metro pode engolir nosso planeta. Existem buracos negros que engolem galaxias inteiras! Depois deve ser um senhor arroto. Porem achamos que alguem la em cima gosta de nós. Que dita regras de comportamento, que nos censura e pune se formos malcriados. Acham até que escreveu um livro contando suas memórias.

Se observarmos bem podemos notar um padrão na natureza, podemos estuda-lo, entende-lo e que sabe em alguns milhares de anos sacar qual o recado que Deus mandou para nós. Por exemplo, podemos ver que na natureza existe uma hierarquia, logo deve haver uma hierarquia divina. Assim como em nossa sociedade temos presidentes, governadores, prefeitos, assessores, assistentes e estagiarios, no exercito temos generais, capitães, sargentos, cabos e soldados devemos imaginar que evoluimos para ascender numa hierarquia. Macro e micro podemos observar universos menores como tecidos, celulas, moleculas, atomos, nucleos e protons assim como maiores nos planetas, sistemas, galaxias, quadrantes e universos.

Não sei se evoluimos dos primatas, parece que sim embora espere que não. Pode ser, claro que preferimos ser seres divinos, especiais e no fundo acho que somos. Porem ainda num estagio tão inicial que nos permite sermos arrogantes a ponto de nos julgarmos perto de Deus. Assim como nunca teremos ao mesmo tempo, a mesma idade que nossos pais, pois eles envelhecem, nunca evoluiremos tanto para ver Deus, pois ele tambem evolui. Não podemos proibi-lo de tal! Porem podemos evitar ouvir gente dizer que sabe algo que não sabemos, so para manipular a massa de temerosos, de crédulos que tem medo de ir para o inferno, para controla-los e faze-los trabalhar para o conforto deles. Somos todos basicamente iguais, mas alguns são espertinhos sem escrúpulos e estes criam o mito para obter o poder. É o eterno jogo da vaidade humana.

Se nos comportarmos direito, não trucidarmos o proximo e sim ajuda-lo, acho que passaremos de ano e em algumas centenas de séculos alcançaremos a gloria de sermos humildes o bastante para sacar que não sabemos de porra nenhuma.

12 comentários:

Cleyton Cabral disse...

Post perfeito, amigo. Até mais.

sueli aduan disse...

Que texto,Sérgio (perfeito)

Gosto muito dessa fala do Ferreira Gullar
Revisto BRAVO! Março/2009

No fundo, a vida não passa de uma constante tensão entre acaso e necessidade. O que faz o homem sobre a Terra? Luta para neutralizar o acaso. Eis a principal necessidade humana: driblar o imprevisível, a bala perdida. Concebemos Deus justamente porque buscamos nos proteger da bala perdida. Deus é a providência que elimina o acaso.
É o antiacaso.

CajadOmatic disse...

Sim, Deus é nossa melhor criação :o)

Dia 10 disse...

Parece-me que nenhuma das hierarquias as quais pertencemos são naturais, mas convenções apenas.

Eduardo Machado Santinon disse...

Porra, que texto animal Sérgio.

Anônimo disse...

Noooossa... viajei legal. Voltei no tempo e lembrei da teoria que eu formulei na primeira vez que assisti o desenho Formiguinhas. Vc já viu? Vai se identificar.

:o)

Anônimo disse...

A propósito, acabei de postar minha teoria, convido-o a ler. A minha é mais realista.

CajadOmatic disse...

Juliana, sim eu vi Formiguinhas quando meu filho era pequeno. Confesso que não notei nenhuma alusão a Deus e nem achei realista ou filosofico. Me pareceu uma historia infantil sobre uma formiga soldado que se apaixona pela princesa formiga e vira heroi ao salvar o formigueiro. (Quantas vezes mesmo vc viu formiguinhas?)

Mas... onde posso ler seu texto?

Edu, Cleyton, Hindira, obrigado pelos comentarios.

Anônimo disse...

Eu só vi Formiguinhas uma vez!Claro que é existencialista! A formiga acha o mundo da colônia muito pequeno pra ela e vai em busca da Insetopia, fora do formigueiro! É a busca do ser humano por Deus, pela liberdade, pelo mundo perfeito, pelo que há além da galáxia...
Meu texto tá aqui:
http://ju-alves-blog.blogspot.com/

Cajadomatic disse...

Oi Ju, li teu texto, muito legal. Demorou preu responder pq minha conexão é de 5k por dia, bom, exagerei, mas é tão ruim assim.

Olha, a primeira historia de ficção cientifica foi escrita pelo filosofo frances Voltaire. Chama Micromegas e trata exatamente disso. (A igreja queria a cabeça dele por tamanha heresia: um texto contra o creacionismo, mas ele escapuliu pra Prussia :o)

Acho que deve dar pra achar este texto na web, vale a pena ler embora tenha sido escrito no seculo XVIII continua sendo uma duvida humana.

No finalzinho do Men in Black I tem tambem uma alusão a essa coisa dos infinitos dimensionais - nosso universo inteiro estaria dentro de uma bola de gude alienigena.

bjs

Jéssica Marques disse...

Achei o muito bem escrito, embora não concorde... Acredito no criacionismo, e na Bíblia, e que Deus está sim! Nos observando e se preocupa conosco..

Beeijos

Cajadomatic disse...

Bom, vc tem todo o direito de pensar diferente, alias graças a DEus que não somos feitos em serie :o) Somos os unicos bichos que demoram 10 anos para ser independentes dos pais e os unicos que recebem como instrução o conhecimento da historia da raça... não temos que começar do zero. Tudo foi observado e escrito. Temos que buscar a verdade. Se vc encontrou o que acredita ser a verdade, não havera mais busca em sua vida, vc aceitou o que desconhecidos inventaram pra vc... se o que vc descobriu te deixa feliz, well, então pra mim ta bom!
bjs