terça-feira, 24 de março de 2009

Maçã elétrica ou banana mecânica?


Ah que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infancia querida que os anos não trazem mais.
Começaria todos meus textos assim se o Casemiro não tivesse escrito isso antes. Como eramos felizes em nossa inocencia de criança, jogando bola em plena ditadura militar, sem saber das iniquidades como no filme O ano em que meus pais sairam de férias.

Tem um texto do Voltaire onde uma junta de sábios observa uma velha lavadeira a caminho do rio em sua feliz ignorancia sobre os termos da vida. Concluem que nenhum deles trocaria de lugar com ela por mais felizes que isso os pudesse transformar. Acho que é isso mesmo, crescemos como fator inevitavel do tempo, aprendemos e vemos mais do que podemos as vezes suportar e mesmo assim queremos mais.


O pecado original foi comer o fruto da arvore do conhecimento o que gerou a expulsão do paraíso. Acho que queriamos mesmos ser expulsos, nada desse negocio de ser ignorante porem feliz, ignorance its not a bliss.


Mas tinhamos tantos frutos para comer que imagino se não comemos a maçã por ela ter uma etiqueta com o preço. Vamos comer esta aqui que é mais cara que as outras, disse o bambam para a pedrita. Deu no que deu. Agora que culpa tenho eu se eles escolheram a fruta errada? Aí vem de cima uma voz que diz: Porque vc estava lá. Raios, sera que eu era o Caim? Como me virei pra gerar 6 bilhões de descendentes ja que não havia mais ninguem pra eu me dar bem? Ah! ja sei, aquelas macaquinhas jeitosas ali na arvore, parece que tão me dando bola...


Agora, 10.000 anos depois vem a conta, uma macacada sem vergonha destruindo todo o meio ambiente a sua volta... devia ter ouvido o velho Adão em vez daquela jiboia pervertida. Devia ter comido uma banana que tem mais vitaminas e proteinas que uma maçã. An apple a day keeps the doctor away, é o que dizem. Mas acho que isso foi só pra promover a gravadora dos Beatles, aquela fabrica de computadores simpaticos e os produtores de maçã da Pensilvania. Mas a terra não tem 10.000 anos e sim 100 milhões de anos. Então quer dizer que Adão e Eva tiveram 99 milhões 990 mil anos para se decidir se comiam a maça ou a banana. E erraram na escolha!!! Ora vejam, um erro de calculo numa escolha binária, não é a toa que somos assim por dizer, tão burrinhos, herança genetica. Macaco com burro da ser humano.

Mas teremos uma segunda chance. Depois de ter varrido a casa, regado as plantas e afogado o resto da humanidade como gatos, Zeus vai nos conceder uma nova possibilidade, poderemos escolher de novo: Maçã ou banana?

5 comentários:

sueli aduan disse...

Sérgio:
...voltou entusiasmado,hem,ou como diriam os garotos :
"mandando bem brother..."

...se Zeus.....
Maçã
Insula Pomorum.

que texto!!! combinação perfeita: ironia e reflexão.

abs

CajadOmatic disse...

Isso sem contar a maçã envenenada que a bruxa deu pra branca de neve :o)

Célia Garcia Ferper disse...

a maça, sempre a maça.....a Eva, sempre a Eva......

E este quadro aí na capa, como é incrível.....tenho vontade de entrar nele!!!.....parece um cenário!

beijos

CajadOmatic disse...

Que seria do Adão sem a Eva? Um vendedor de maçãs? Encantador de serpentes? Um cara que falava com os bichos?.... bom melhor que Ivo!
bjs

ps. esse quadro ai em cima vai virar realidade em 21/12/2012

Célia Garcia Ferper disse...

poderia virar cenário, antes mesmo do ano de 2012.Beijos