quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Rendam-se Terráqueos!



Double Helix é o nome de uma estrutura molecular composta de espirais contendo certas particulas chamadas Nucleotideos que se opõe na parte interna destas espirais formando nosso DNA.

Podemos tambem definir este design como x(t)=cos(t), y(t)=sin(t), z(t)=t
, que pra mim não quer dizer coisa nenhuma, para os matematicos, descreve o desenho de um helix.

Hélix é tambem o nome de uma nebulosa, a NGC 2685 na constelação de Ursa maior e que possui uma peculiariedade de aspecto extremamente singular. Parece um olho humano.

A 650 anos luz da terra este Olho de Hélix está voltado para a constelação de Aquarius, que fica do lado diretamente oposto.

Que estranha coincidencia esta galaxia que tem o mesmo nome da estrutura molecular do nosso DNA ter sido fotografada por um telescopio tão longinquo num planetinha azul perdido na vastidão dos espaço sideral e ter descrito uma imagem tão humana, tão significativa para nossa percepção sensorial-cultural que poderiamos facilmente até identificar uma mensagem como, olhar para Aquarius.

De qualquer maneira, talvez seja apenas mais uma dessas coisas que Zeus diz mas ninguem aparenta notar, entender ou se incomodar. Parece que para os axiomas se tornarem aforismos é preciso a comprovação do olho. Pois bem, o olho taí.

6 comentários:

sueli aduan disse...

Cajado:
Prá lá... de interesante essa matéria, postei algo sobre o "OLHAR", num outro contexto, mas penso que, "de certa forma", remete a mesma questão; podendo e querendo... , confira.
abs

CajadOmatic disse...

Oi Su, como disse na tua pagina,
me sinto um ser visual, nem posso imaginar não ver. Seria, citando de novo, a cegueira do saramago, um mundo que não vale a pena. Mas existem seres auditivos que não trocariam a audição por qquer outro sentido.

Imagino se como naquele conto de Voltaire, Micromegas, (o primeiro conto de ficção que se tem noticia, que até foi proibido pela igreja), que seres de diferentes dimensões possam ter varios outros sentidos e que num dialogo viessen saber que outros seres vivem bem com apenas cinco.
abs

Ana Peluso disse...

É, o olho taí.

Unknown disse...

Olá! Aqui é a Thaysa, namorada do Caco... Achei o endereço do seu blog por acaso, e adorei!!!

Li todos os seus posts e fiquei maravilhada!!! Seus textos são incríveis!!! Vc deveria escrever um livro...

Vc é um artista completo: pinta, escreve, toca instrumentos, e deve saber atuar e dançar... hehehehehe

Parabéns pelo talento!!! (bom, não sei se devo parabenizá-lo por ser talentoso, acho que é a mesma coisa que parabenizar alguém por ser bonito... a pessoa já nasce assim...)

Enfim, parabéns!!! Seu blog é ótimo!!!

CajadOmatic disse...

Oi Thaysa, obrigado, elogio sempre é bem-vindo, ah ce esqueceu o + importante, um bom fabricante de tipos bem apanhados :o) Well seja benvinda para acompanhar, comentar e postar Bjs

sueli aduan disse...

Sérgio: (o mesmo está na minha pg.)

Será que um dia chegaremos perto de Micrômegas, que compreende as perspectivas e que, mesmo com um brilhante intelecto, reconhece os limites do compreensível.

Esse diálogo me faz pensar...
Nietzsche...

não negar nossa condição mas...

abs