quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Curiosidades do não pensar

Jim Morrison era fan de Aldous Huxley principalmente por causa do livro As portas da Percepção onde o autor busca a independencia do reconhecimento formal ou seja, ver o mundo sem uma referencia pessoal, a coisa em si. Para isso ele experimentou peiote, mescalina e outros cactus doidões mas frustrou-se com os resultados. Morrison porem gostou tanto do livro que pos o nome no seu grupo de The Doors em homenagem ao livro de Huxley.

Alias a familia de Huxley sempre foi meio amalucada. Seu avô Thomas Henry Huxley, curtiu tanto a teoria de Darwin lançada em 1859 que se tornou defensor ferrenho da tese. Quando os creacionistas, aqueles caras que acham que Zeus pos tudo no mundo do jeito que é, chamaram-no de sacrilego, filho de um coiote, ele criou um termo para se definir. Agnostico, ou contra a Gnose, essa ideia da imutabilidade, fruto da preguiça e do medo de pensar. Pois agnosticismo é justamente livre-pensar. Vovô Huxley estava certo.

Acho no minimo curioso que os caras neguem a existencia dos dinossauros, os 100 milhões de anos da Terra (acham que o planeta tem no maximo 10.000 anos) em dias como hoje. Põe uma placa por onde passam onde se lê: propriedade de fulano, assim quiz o Pai. E da-lhe guerra. Lembro dos porquinhos Napoleão e Snowball criados por Orwell que fazem um Auto-da-Fé zoologico. A inquisição fritou 5 milhões de mulheres. A ultima acusada de ser bruxa foi Anna Göldin, enforcada na Suíça em 1782. Não sei onde esses pseudo-representantes do divino arrumam essas procurações em branco. Deviam ouvir mais The Doors e melhorar sua percepção do mundo.

-

4 comentários:

Ana Peluso disse...

o mal em Darwin é ele não cogitar quem inventou a molécula de água, para daí tudo se originar. ou o átomo. ou ainda o campo unificado. aliás, está tudo lá. a real ground zero.

Huxley eu não li, mas está com cara de ser interessante.

mas tem um amigo meu que tem uma teoria muito louca, e muito provável: seres alienígenas cruzaram com animais, no que resultou em nós (somos capazes de guardar memória; a maioria dos animais, não).

nós seríamos para os ETs APENAS um condutor de memória, aquela coisa do atavismo. em suma: nós somos (buááááá) só a leitura do HD...

CajadOmatic disse...

Acho que é pq ele escreveu a teoria da evolução da especies animais e não a origem dos elementos. A agua é apenas um meio para sustentar a vida mas não contem vida.

Essa ideia muito louca do seu amigo tem base espiritual. Leia os Exilados de Capela e tudo tornar-se-a claro. Muito interessante como o autor fala da raça adamica que é obrigada a encarnar nos seres primitivos da terra por seu karma e o paralelo com a expulsão do paraiso. Vale a pena, mas é um livro raro.

sueli aduan disse...

Cajado

...é sempre bom estar a perceber.... maravilhosas portas....
ouvir Doors sempre foi (é) um grande aprendizado...
Riders on the storm
Riders on the storm
Into this house we´re born
Into this world we´re thrown,

além do prazer do som, claro.
abs

CajadOmatic disse...

Nossa geração sempre teve mais coisas pra dizer do que a do Snnopy Dog né?

People are strange when you're a stranger
Faces look ugly when you're alone
Women seem wicked when you're unwanted
Streets are uneven when you're down