terça-feira, 4 de novembro de 2008

Temos dois cérebros

Como sabemos nosso cérebro é composto de dois hemisférios. Pensavamos que eles eram metades de uma unica central, ou seja, metades necessarias para o funcionamento global porem isso é não é exatamente acurado. Recentes estudos comprovam o funcionamento independente destes hemisférios. Certamente executam atividades interdependentes na medida em que se considera o comportamento social medio do ser humano.

Parece estranho pensar que um cérebro é composto de duas coisas mas isto é assustador quando imaginamos que estes hemisférios possam ter personalidades diferentes. Mas tudo indica isso é exatamente assim.

O hemisfério direito é responsável pela recepção das informação na forma pura enquanto o esquerdo armazena o passado o presente e faz projeções para o futuro. O lado direito é o que sente, o emocional, o que recebe tudo o que é abstrato e dele retira informações a serem processadas pelos sentidos. O esquerdo é o que aciona os mecanismos cognitivos, classifica as informações, comparam-nas com as ja existentes, faz calculos, previsões, emite alarmes e determina procedimentos.


Neste ponto lembramos que um lado nosso funciona melhor que o outro o que de certa forma da uma pista de como agimos e como somos na verdade. Da uma pista de como trabalhar nosso equilibrio. Quem ouve vozinhas discutindo as proprias decisões pode ficar tranquilo, São os hemisférios em pé de guerra ou apenas confabulando. Esse dialogo interno tira o sono de qualquer um, a cabeça pensa muito como dizem sem contra o medo de ser lelé por ouvir vozes.

O lado esquerdo é escravocrata, dominante, precavido, cauteloso enquanto o direito une o homem a energia do universo, descortina sua identidade espiritual, une os homens como parte de um só processo luminoso que envolve as ondas vibratorias de toda matéria visivel e invisivel.


Existem pesquisas feitas neste sentido, uma ótima apresentação sobre este tema pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=m0O0Il8Vn_g (1 de 2 partes)